Dicas Librelato

Software de gestão de frota: como funciona?

18 Apr 24
3 min
01

Você quer saber como a tecnologia pode tornar a gestão de frota de sua empresa mais produtiva e competitiva? Então, veja este blog post onde explicamos tudo!

O mercado de transporte e logística evolui cada vez mais e uma boa gestão da frota pode ser uma vantagem competitiva importante. Você sabe como funciona um software de gestão de frotas? Ele pode ajudar sua empresa tanto no gerenciamento quanto a economizar em situações como uso do combustível e manutenção.

Neste blog post, vamos explicar quais seus benefícios e como você pode tirar proveito da tecnologia para se destacar no mercado. Boa leitura!

Como funciona um sistema de gestão de frotas

Em um primeiro momento, pode ser que você tenha dúvidas de como funciona um sistema de gestão de frotas. Porém, não é muito complexo, já que ele é baseado em sistemas de ERP (Enterprise Resource Planning) de gestão.

Nesse caso, a tecnologia empregada será para ajudar no controle de cada veículo de sua frota. A partir de dispositivos de rastreamento conectados aos carros da empresa, dados são coletados e enviados para uma central. 

Neste ambiente eles são compilados e transformados em métricas, como por exemplo quantos quilômetros cada um rodou e a quantidade de combustível que consumiu.

Ou seja, em um único lugar você pode ter informações sobre custos, atividades de manutenção, veículos e o desempenho dos motoristas.

Além disso, o software consegue avisá-lo em caso de alguma ocorrência no caminho, como acidente e até mesmo roubo de carga, tudo isso em tempo real.

Benefícios dos softwares de gestão de frotas

Redução dos custos de manutenção

Qualquer parada inesperada tende a gerar gastos extras e tempo de inatividade não programado. Contar com uma rotina de manutenção da sua frota é fundamental para que imprevistos não surjam de surpresa.

Nesse quesito, ter um sistema de gestão pode auxiliar na organização dessa rotina. Assim, você contará com um histórico de cada veículo, prevendo momentos de parada e análise de desempenho dos serviços prestados.

Economia de combustível

Com um software de gestão de frota você consegue relatórios de consumo por veículo e motorista. Assim, fica mais fácil identificar as causas para o uso excessivo e reverter a situação. A partir dos dados, é possível analisar se o problema é mecânico ou do uso inadequado do caminhão, como andar em alta velocidade.

Maior produtividade

A produtividade também passa a ser uma aliada quando se entende como funciona um sistema de gestão de frotas. Isso porque com ele é possível reduzir o tempo utilizado nas tarefas, otimizando a programação de escalas para cada veículo.

Ao ter um controle detalhado das manutenções e o planejamento das melhores rotas você consegue aumentar a disponibilidade de seus recursos, fazendo mais com a mesma quantidade de veículos.

Maior poder de decisão

A tecnologia possibilita decisões mais rápidas, auxiliando inclusive na escolha do melhor momento para renovar a frota. A partir de relatórios, você terá uma visão ampla de quais veículos devem ser substituídos para evitar despesas extras.

O consórcio, por exemplo, é um investimento seguro e econômico para a aquisição de implementos. Combinado com uma boa gestão, ele permite a renovação sem que seja necessário comprometer todo o seu caixa. 

Basta pagar as parcelas e aguardar a contemplação. É uma compra programada, com toda a segurança e garantia que o sistema de consórcios oferece.

Agora que você sabe como funciona um sistema de gestão de frotas e que o consórcio é uma excelente maneira para renovar seus implementos, aproveite para fazer uma simulação! É rápido e fácil!

Por Consórcio Librelato
Somos uma empresa de consórcios que te ajuda a conquistar os implementos mais modernos com planos acessíveis e confiáveis.

Fique por dentro das nossas novidades