Dicas Librelato

Quais as vantagens ao utilizar um software para gestão de frotas?

19 Apr 24
3 min
01

Sente dificuldade em reunir todas as informações sobre a frota de sua empresa? Então conheça neste blog post como um software de gestão pode ajudar.

Uma ferramenta que contribui diretamente para a melhoria da logística da empresa é o software de gestão de frota. Através dele, é possível obter informações confiáveis e em tempo real. Com isso, as decisões podem ser mais assertivas, já que o gestor vai contar com dados concretos e seguros.

Já pensou em implantar em sua empresa, mas ainda tem dúvidas sobre as vantagens que ele oferece? Neste blog post explicamos algumas delas para ajudar você. Confira!

Como funcionam os softwares de gestão de frota?

Um software de gestão de frota nada mais é do que um sistema de computador desenvolvido especificamente para monitorar todos os veículos de uma empresa. Num só lugar, ele reúne informações sobre os carros, custos, atividades de manutenção e os colaboradores que utilizaram cada unidade.

Com ele, é possível acompanhar o desempenho de cada motorista, do próprio veículo e fazer um cálculo mais preciso dos custos individual.

Quais são as vantagens em investir nessa ferramenta?

 

Maior controle da operação

Como você controla o consumo de combustível, tempo de paradas do veículo ou cronograma de manutenções da sua frota? Cada coisa está anotada em um lugar diferente?

Com o software de gestão de frota fica fácil conferir todas essas informações num só lugar. Assim, o gestor consegue analisar o desempenho dos veículos de uma maneira macro, mas ao mesmo tempo individual. E quanto mais dados tiver em mãos, melhor é o controle das operações como um todo.

Melhora na segurança dos motoristas

O tempo de parada em cada local ou o desvio de rotas pode ser acompanhado mais de perto a partir da implantação do software. Desta maneira, o gestor identifica mais rapidamente situações fora do padrão, e verifica se o determinado veículo está sofrendo algum tipo de roubo ou sequestro. Até mesmo acidentes de trânsito podem ser evitados com a ferramenta. Sobre isso, vamos detalhar a seguir.

Prevenção de acidentes

Com as informações repassadas pelo software de gestão de frota você pode identificar com maior facilidade quais os condutores que apresentam um comportamento de risco ao volante. Neste caso, é interessante chamá-los para uma conversa e oferecer treinamentos específicos.

Diminuição de custos

Diminuir custos é, sem dúvida, um dos grandes desafios do gestor de frota. E o software pode identificar onde estão as operações que dão prejuízo e os possíveis caminhos para reduzir os mesmos.

Ao serem descobertos a tempo, muitos dos problemas podem ser resolvidos antes de se tornarem mais graves. Por exemplo, manutenções que não são feitas dentro do período correto e acabam ocasionando o desgaste de várias peças do veículo. Quando feita de modo preventivo, o valor da manutenção pode ser menor, o que contribui para a redução de custos.

Automatização e padronização dos processos

Processos realizados manualmente ocupam um tempo valioso do gestor. Sem falar nas falhas e erros que um preenchimento equivocado pode causar. Por isso, em processos que demandam muitas informações, o software de gestão de frota é um ótimo investimento. Além de tornar tudo mais ágil, a automatização faz com que as tarefas sejam mais precisas e padronizadas.

Armazenamento de dados

Dados são confiáveis e repassam ao gestor as informações que realmente importam. Com eles em mãos, é possível analisar e comparar diversas situações. Um bom exemplo é o alto consumo de combustível. A partir dos dados, ações precisas podem ser tomadas para corrigir e melhorar a situação.

---

Gosta de conteúdos sobre gestão de frotas? No blog do Consórcio Librelato tem muita informação! Faça uma visita.

Por Consórcio Librelato
Somos uma empresa de consórcios que te ajuda a conquistar os implementos mais modernos com planos acessíveis e confiáveis.

Fique por dentro das nossas novidades