Dicas Librelato

Como adquirir uma cota de consórcio para implemento rodoviário?

05 Mar 21
2 min
01

Já pensou em entrar para um consórcio de implemento, mas ainda tem dúvidas sobre como funciona a compra da cota? Neste post, vamos explicar tudo. Confira!

Um investimento seguro e econômico: assim é o consórcio de implemento. A modalidade é similar a qualquer outro tipo de consórcio; sendo ideal para quem quer comprar um veículo novo, mas não dispõe do dinheiro à vista.

Inclusive, o consórcio de implemento vem conquistando cada vez mais adeptos. Em 2019, o crescimento da modalidade, no quesito veículos pesados, foi de 35,8% quando comparado ao ano anterior. A informação é da Associação Brasileira de Administradores de Consórcio (ABAC).

Se você está pensando em entrar para um consórcio, mas ainda tem dúvidas sobre como funciona a compra de uma cota, continue a leitura e veja as dicas que preparamos!

O que é uma cota de consórcio?

A participação em um consórcio de implemento passa pela compra de uma cota. Ela é uma parte do valor total do bem e está ligada a um número que integra o grupo de consorciados. Ele abrange desde o plano escolhido até o histórico de pagamentos, passando pelo registro de participação em reuniões.

É com esse número que a pessoa participa dos sorteios mensais feitos pela administradora do consórcio. Para isso, porém, é necessário que os pagamentos estejam em dia.

Quando ela for sorteado, dizemos que foi contemplada. Com isso, o consorciado está apto a receber a carta de crédito para adquirir, enfim, o veículo desejado. É importante lembrar que, mesmo se contemplado, o pagamento das parcelas continua até o fim do contrato.

Existe ainda outra forma de receber a carta de crédito, que se dá através do lance.

Como adquirir uma cota de consórcio de implemento?

Adquirir uma cota de consórcio de caminhão não é algo complicado, e você consegue sair na hora com o seu número! O jeito mais seguro é procurar uma administradora de confiança e entrar num grupo em formação.

Você também tem a possibilidade de comprar cotas de transferência, que são aquelas em que as pessoas já participam de um grupo, mas acabam desistindo. Neste caso, é essencial tomar alguns cuidados para não ser vítima de algum golpe.

Ao decidir participar de um consórcio de implemento, você deve ter definido qual o modelo que melhor se adequa às suas necessidades. A decisão é inteiramente sua, sendo que a administradora do consórcio vai apresentar as opções conforme suas escolhas.

Por isso, não deixe de levar em conta detalhes técnicos – como consumo de combustível, capacidade de carga etc – e valor compatível com o seu bolso. Esses pontos podem evitar problemas futuros, principalmente quanto você se arrepende da compra.

Outra dica é sanar todas as dúvidas antes de assinar o contrato do consórcio. Afinal, você estará assumindo um compromisso perante os demais participantes do grupo.

Uma das grandes vantagens do consórcio de implemento é que ele não exige qualquer tipo de entrada ou taxa de adesão. Além disso, nesta modalidade, não há a cobrança de juros; o que torna o investimento muito mais econômico e atrativo.

E aí, já sabe qual será seu novo caminhão? Aproveite para fazer uma simulação no site do Consórcio Librelato!

Por Consórcio Librelato
Somos uma empresa de consórcios que te ajuda a conquistar os implementos mais modernos com planos acessíveis e confiáveis.

Fique por dentro das nossas novidades