Mundo Transporte Rodovíario

6 sinais de que está na hora de renovar a frota

05 Mar 21
2 min
01

Pensando em renovar a frota de veículos da sua empresa? Confira neste conteúdo 6 sinais de que a hora chegou e fique atento para não arcar com prejuízos!

Você é capaz de reconhecer os sinais de que está na hora de renovar a frota? Essa é uma competência muito importante para gestores de transportadora. 

Afinal, para garantir a competitividade no mercado e qualidade máxima nas entregas, é preciso estar atualizado. Ignorar os sinais para renovar a frota gera prejuízos enormes para a transportadora.

Como é uma decisão importante e que necessita de planejamento, é bom sempre estar prevenido. Conheça alguns sinais de que está na hora de renovar a frota!

Renovar a frota: 6 sinais de atenção

1- Altos gastos com manutenção

Todo veículo tem uma vida útil, mesmo com todos os cuidados básicos. Tentar manter as peças de um veículo para muito além daquilo que foram projetadas passa a gerar necessidade constante de manutenção. 

Esse é o primeiro sinal: problemas passam a aparecer na frota e geram custos inesperados, ainda que pequenos. Somados no final do ciclo, estes valores aumentam o custo da operação e os veículos parados prejudicam a produtividade.

2- Depreciação dos veículos

Além do desgaste gerado pelo uso das peças, o próprio bem tem o seu valor atribuído diminuído diante do mercado. 

Logo, quanto mais você demorar para identificar os sinais e começar a planejar sua renovação de frota, maior seu prejuízo quando decidir agir. 

3- Tecnologia ultrapassada

A tecnologia automobilística evoluiu muito nos últimos anos e continua evoluindo em velocidade surpreendente. Veículos mais novos contam com recursos mais modernos para trazer eficiência a sua operação, seja qual for o seu tipo de carga.

São vantagens como: 

  • melhor aproveitamento do espaço interno do veículo;

  • mais segurança para sua equipe;

  • compatibilidade com softwares de controle e monitoramento, etc.

Logo, manter um veículo com tecnologia ultrapassada fará com que sua empresa fique para trás do mercado.

4- Gastos excessivos com combustível

O preço do diesel só vem subindo ultimamente. Então, quanto mais economizarmos em consumo de combustível, melhor. Veículos mais novos costumam gastar menos. Isso ocorre pelos avanços tecnológicos, mas também pela própria condição do veículo.

5- Responsabilidade ambiental

Além de gastar menos combustível, a tecnologia de veículos mais novos garante a emissão de menos poluentes. Além de ajudar o meio ambiente, isso mostra que você tem responsabilidade ambiental e melhora a imagem da empresa.

6- Necessidade de padronização

Por mais que no início da empresa seja comum ter veículos de diferentes modelos e fabricantes, padronizar é importante. É um passo crucial para o crescimento e otimização dos seus negócios.

Primeiramente, gera um impacto na propagação da marca. Quando os veículos têm a mesma programação visual, são mais marcantes e passam mais credibilidade.

Além disso, os custos de manutenção diminuem pois é possível contratar uma única prestadora especializada na marca. Como as negociações tornam-se maiores e unificadas, melhoram as chances de conseguir preços vantajosos.

---

Dá pra ver que os sinais para renovar a frota não podem passar batidos! São muitas vantagens para sua empresa e o investimento não pode ser o único empecilho. Existem alternativas vantajosas, como o consórcio que podem auxiliar você nesse processo!

Por Consórcio Librelato
Somos uma empresa de consórcios que te ajuda a conquistar os implementos mais modernos com planos acessíveis e confiáveis.

Fique por dentro das nossas novidades