Dicas Librelato

Sorteio em consórcio: como são feitos?

24 Jan 21
3 min
01

Você sabe para que serve o sorteio em consórcio? Descubra neste post toda a mecânica de como funciona o sorteio, além da periodicidade em que acontece.

O sorteio é uma das coisas que dá sentido ao consórcio. E a explicação para isso é bem simples: esta é uma modalidade de compra em que pessoas se ajudam mutuamente para que todos possam adquirir o bem desejado. O sorteio serve apenas para a definição da ordem de recebimento do crédito entre os participantes, uma vez que todos serão contemplados até o encerramento do grupo.

Mas você entende como ele funciona e com que periodicidade ele acontece? Neste post vamos responder estas perguntas. Afinal, o sorteio faz parte da rotina de todos os grupos de consórcio e conhecer as suas particularidades é parte importante deste processo, tanto para o consorciado, quanto para quem estiver interessado em participar de um grupo. Confira!

Como funciona o sorteio em consórcio?

Antes de mais nada é importante lembrar que somente os consorciados que estiverem com suas mensalidades em dia irão concorrer à contemplação. Isso é o que garante que todos estejam em pé de igualdade para o momento de contemplação.

Estes sorteios acontecem nas assembleias do grupo, e neles um participante será sorteado para receber a sua carta de crédito, no valor da cota que adquiriu, independente do número de parcelas que tenha pago.

A dinâmica dos sorteios fica a critério da administradora e deve ser estabelecida em contrato. No mercado de consórcios existem basicamente duas formas disso acontecer: sorteamento de números ou seguindo os nomes sorteados pela Loteria Federal.

Sorteio de números 

Este é o método utilizado aqui no Consórcio Librelato. Em cada assembleia são sorteados cinco números, sendo que o quinto número sorteado representará o contemplado e os demais serão reservas condicionais na ordem inversa.

Cada número sorteado será composto pela extração de três bolinhas numeradas: a centena, a dezena e a unidade. Para esse critério de contemplação serão colocadas bolinhas numeradas de 0 a 9 para os sorteios da dezena e da unidade e, para o sorteio da centena, serão colocadas bolinhas numeradas de 0 até o limite de participantes de cada grupo. 

Por exemplo: se o grupo tiver 500 participantes, para o sorteio da centena, são colocadas as bolinhas de número 0,1,2,3 e 4. A cota de número 500 é representada pelo número 000.

No caso de sair um número já sorteado, as bolinhas voltam para a urna e o sorteio será feito novamente, mantendo assim a ordem do sorteio.

Se houver um empate a contemplada será a cota mais próxima ao 5º número sorteado.

Sorteio pela Loteria Federal

A Loteria Federal realiza sorteios de números entre 00001 ao 99.999. No consórcio, geralmente, o ganhador é aquele que tiver o número da cota igual aos 3 últimos números do primeiro prêmio do último resultado da Loteria Federal. 

Por exemplo: se o sorteado na loteria for o número 75.457, o consorciado contemplado será o dono da cota 457.

Existem outras formas de ser contemplado?

Sim. A outra forma de contemplação é o lance, que é semelhante à antecipação de parcelas. É uma espécie de de leilão, o consorciado oferece o maior valor que consegue antecipar, aumentando suas chances de ser o vencedor. Portanto, o lance nada mais é que um “atalho” para ter a sua cota contemplada.

Existem dois tipos de lance mais comuns: o livre e o fixo. No lance livre o participante é quem escolhe o percentual que vai ofertar. No caso do fixo é a administradora do consórcio que informa a porcentagem aceitável.

---
Agora que você já sabe como funciona o sorteio em consórcio, aproveite para fazer uma simulação da sua próxima conquista com o Consórcio Librelato.

Por Consórcio Librelato
Somos uma empresa de consórcios que te ajuda a conquistar os implementos mais modernos com planos acessíveis e confiáveis.

Fique por dentro das nossas novidades