Dicas Librelato

O que é e como funciona uma assembleia de consórcio?

08 Mar 21
3 min
01

Você entende como é feita e para que serve uma assembleia de consórcio? Neste blog post, explicamos tudo sobre este importante assunto! Confira.

Quem está pensando em fazer um consórcio geralmente tem dúvidas sobre como essa modalidade funciona. A assembleia de consórcio, por exemplo, é um dos temas mais questionados.

Pensando em ajudar você a conhecer todos os detalhes, elaboramos este post para explicar o que é, como funciona e para que ela serve.

Boa leitura!

O que é uma assembleia em consórcio?

A assembleia de consórcio é o momento da contemplação dos consorciados e de definições importantes do grupo de consórcio. É um evento que acontece todo mês, previamente agendado.

Aliás, os grupos de consórcio só são de fato constituídos após a realização da primeira assembleia, conforme a Lei 11.795/2008. Para isso, ela deve contar com um número mínimo de adesão, que é determinado pela empresa contratada.

Nesse encontro inicial, todos recebem as orientações básicas para participação no consórcio. O cronograma das demais reuniões pode também ser apresentado num primeiro momento. 

Quais são as funções da assembleia de consórcio?

A função primária da assembleia é a contemplação dos consorciados. Por isso, ela é aguardada com grande expectativa pelos seus participantes. Seja por meio de sorteio ou de lances, é nela que os novos contemplados são conhecidos.

No entanto, os encontros também servem para tratar de outros assuntos de interesse exclusivo do grupo, como a prestação de contas da administradora. Se você pretende dar um lance e antecipar sua contemplação, por exemplo, é importante acompanhar as transmissões e conhecer os valores ganhos por mês.

Com a correria do dia a dia, a gente sabe que nem todos têm disponibilidade de tempo para acompanhar as assembleias. Pensando em facilitar isso, algumas administradoras, como o Consórcio Librelato, já trabalham com assembleias online ou gravam e disponibilizam o conteúdo na Internet. Assim, fica muito mais fácil você participar sem problemas. 

Como e por que as assembleias são convocadas?

As assembleias existem para garantir a transparência das informações e manter o grupo a par de tudo o que diz respeito ao consórcio.

Existem dois tipos de assembleia de consórcio: a de caráter ordinário e extraordinário.

A primeira é realizada de acordo com a periodicidade prevista em contrato. Geralmente, a pauta da assembleia é composta pela prestação de contas por parte da administradora, pela oferta de lances e pelo sorteio dos contemplados.

Já a assembleia geral extraordinária não é periódica, sendo convocada quando os consorciados precisarem deliberar sobre um assunto não abordado durante as assembleias ordinárias. 

Como funcionam os lances e sorteios?

O sorteio na assembleia de consórcio define o contemplado que terá direito a carta de crédito no mês. Dependendo da regra da administradora, pode ter mais de um sorteado no mesmo período.

Além disso, é possível dar um lance para conseguir a carta de crédito. Ele funciona como um leilão em que várias ofertas são dadas, vencendo a de maior valor.

-

Ainda tem dúvidas sobre consórcio? Tire todas elas consultando o FAQ no site do Consórcio Librelato.

 

 

Por Consórcio Librelato
Somos uma empresa de consórcios que te ajuda a conquistar os implementos mais modernos com planos acessíveis e confiáveis.

Fique por dentro das nossas novidades