Dicas Librelato

Dicas de como facilitar o transporte de cargas refrigeradas

28 Mar 24
3 min
01

O transporte de cargas refrigeradas pode ser bastante rentável. Por isso, confira este blog post e saiba como preparar sua empresa para explorar o segmento.

Embora seja complexo, o transporte de cargas refrigeradas também oferece boas oportunidades (e bons preços) para aqueles que trabalham na área. Porém, uma hipótese é que por conta  dele exigir uma série de cuidados, poucas empresas se arriscam  no ramo.

Com pouca concorrência, a procura por esse tipo de serviço é maior -  e também pode ser mais lucrativa. Assim, neste blog post, vamos dar algumas dicas de como facilitar o transporte de cargas frigoríficas, mostrando como sua empresa pode se preparar para explorar esse segmento.

 

Cargas que necessitam de refrigeração

O transporte de cargas refrigeradas inclui, principalmente, alimentos perecíveis como frutas, laticínios, carnes e todos que precisam de baixas temperaturas para sua conservação. Também podemos citar ainda medicamentos e itens congelados.

A maior responsabilidade de quem trabalha com este tipo de transporte é garantir que a carga chegue ao destino final em ótimas condições. Para isso, é exigido o uso de alguns equipamentos, como o baú refrigerado por exemplo.

Entender a diferença entre temperaturas também é essencial. Por exemplo, existe a temperatura única, adequada para transportar produtos refrigerados ou congelados, e a multitemperatura, utilizada em cargas compartilhadas e de acordo com o compartimento que está armazenado.

6 dicas e cuidados no transporte de cargas refrigeradas

1.   Entenda a regulamentação e legislação do setor

transporte de cargas refrigeradas deve atender às diretrizes da NBR 1407/2001, que padroniza a manutenção da temperatura adequada para cada produto de acordo com as etapas do transporte. 

A norma define desde as embalagens até a movimentação e uso de registradores de temperatura nos veículos. Além disso, é necessário respeitar as portarias estabelecidas pela ANVISA.

2.   Fique atento às condições do veículo

A manutenção preventiva neste tipo de transporte deve ser levada à risca. É preciso que os caminhões estejam sempre em boas condições de uso e bem cuidados no que diz respeito à higiene.

O motor, por exemplo, deve receber atenção redobrada, já que atua como fonte de energia tanto para o funcionamento do caminhão quanto para o refrigerador da câmara. Ainda, as portas devem ser verificadas para garantir o fechamento apropriado.

 3.   Faça o acondicionamento correto dos produtos

Quem atua com transporte de cargas refrigeradas precisa respeitar as especificações dos produtos e evitar adaptações. Tudo isso porque é necessário cumprir as diretrizes de armazenamento, transporte e embalagem.

 4.   Planeje as rotas

É fundamental planejar o trajeto das viagens para evitar perdas. Dessa maneira, os centros de distribuição desempenham um importante papel nesse quesito. Eles atuam na consolidação dos pedidos em determinada região, aumentando a malha de entrega do frete

Assim , o caminhão frigorífico do fabricante faz apenas uma entrega, economizando energia devido ao fato de não precisar abrir tanto a câmara. Sem falar que na viagem de retorno o veículo pode ser desligado, uma vez que volta vazio.

5.   Treine seus colaboradores

Profissionais que lidam com o transporte de cargas refrigeradas precisam estar devidamente qualificados para desempenhar bem a tarefa. Por isso, invista em treinamentos para capacitá-los. 

6.   Escolha o implemento certo para seu caminhão frigorífico 

Como você viu até aqui, o transporte de cargas refrigeradas exige cuidados específicos. Não menos importante, o implemento adequado para o seu caminhão também deve fazer parte desses cuidados.

Como exemplo podemos citar o Furgão Frigorífico da Librelato. Entre outros destaques, o modelo conta com processo de injetamento moldado dos painéis laterais, teto e assoalho. Isso oferece um ganho térmico em relação aos demais produtos já existentes no mercado, gerando economia de 6%.

Que tal trazer esse diferencial para a sua transportadora? Faça uma simulação no Consórcio Librelato e  veja como ele está ao alcance de sua empresa. Não perca tempo!

Por Consórcio Librelato
Somos uma empresa de consórcios que te ajuda a conquistar os implementos mais modernos com planos acessíveis e confiáveis.

Fique por dentro das nossas novidades