Mundo Transporte Rodovíario

Os tipos de cargas mais frequentes no Brasil

13 Nov 19
2 min
01

Você conhece as classificações das principais cargas transportadas no Brasil? Clique aqui e descubra cada uma delas e quais as suas principais características!


Você já percebeu que praticamente tudo o que consumimos foi transportado por um caminhão? As principais cargas no Brasil passam pelas rodovias para chegar até nossa casa.

Diante disso, é importante para quem trabalha com transporte entender as diversas variedades e classificações de cada uma. Produtos frigoríficos, por exemplo, têm temperaturas determinadas para ser transportadas. Já as louças são classificadas como cargas frágeis. Mas existem ainda muitas outras categorias.

Que tal entender sobre os principais tipos de carga? É o que apresentamos para você neste post! Boa leitura.

Principais cargas no Brasil e suas características

O Brasil tem cerca de 2 milhões de caminhões em atividade. E cada um que roda pelas estradas transporta um produto diferente. Confira quais são os tipos de carga:

Carga frigorífica

São todas aquelas que transportam alimentos que precisam de alguma refrigeração. É preciso ter vários cuidados e seguir normas de controle rigorosas. De modo geral, são divididas em duas categorias:


Perecível – é aquele que leva principalmente frutas e legumes, em câmaras frias, e com temperatura entre 0°C e -10°C. O transporte não pode demorar muitos dias e a higienização dos caminhões deve ser constante, a fim de se evitar contaminação dos produtos.

 Congeladas – neste caso a temperatura no interior do caminhão deve estar ainda mais baixa, entre -15°C e -20°C, para transportar carnes e outros alimentos como lasanha, por exemplo.

Carga a granel

Uma das principais cargas no Brasil é a granel, transportada sem embalagem, sacos ou caixas. Grãos, como soja, e minério de ferro são alguns dos exemplos de cargas de granel sólido. Existe ainda o granel líquido, como sucos, leite e água potável.

Carga viva

É quando se transporta animais vivos, como gado, galinhas e porcos. O veículo precisa ter carrocerias fechadas, mas com ventilação adequada para que eles sejam levados com segurança e o menor nível de estresse possível. O transporte exige grande especialização e treinamento por parte dos motoristas que lidam com a carga.

Cargas frágeis

Este é um dos tipos de carga que exige cuidados antes da entrada no caminhão, principalmente no empacotamento e acomodação para o transporte. Isso porque as cargas frágeis são todos aqueles produtos sensíveis, com maior facilidade de quebra. Entre eles podemos citar espelho, louças, cristais e vidros.

Cargas de valor

São aquelas que possuem alto custo agregado, como ouro, jóias e cédulas de dinheiro. O transporte dessas mercadorias exige vários cuidados, como blindagem e vigilância. Em alguns casos, o transporte é feito via modal aéreo, já que garante maior segurança na locomoção.

Carga perigosa

Por fim, vamos falar de uma das principais cargas transportadas no Brasil. Ela engloba todos aqueles produtos que podem colocar em risco a segurança das pessoas ou danificar o meio ambiente. 

Os principais itens são explosivos, líquidos inflamáveis, como a gasolina, ou gases inflamáveis, como o gás de cozinha, e materiais radioativos. O transporte da carga perigosa exige caminhões especiais e os motoristas precisam receber treinamento especial.

Pensando em um novo implemento para ampliar os tipos de carga que gostaria de transportar? Conheça as opções e as condições do consórcio!


Por Librelato
Oferecemos os melhores consórcios automóveis do mercado, trabalhando há mais de 25 anos no mercado.

Fique por dentro das nossas novidades