Mundo Transporte Rodovíario

5 dicas essenciais para conseguir bons fretes

19 Apr 24
2 min
01

Quer saber como conseguir bons fretes quando se é caminhoneiro autônomo e ainda com pouca experiência? Temos 5 dicas que podem ajudar com isso. Confira já!

Saber como conseguir bons fretes é um desafio e tanto para quem está no mercado de transporte rodoviário. Principalmente, para o caminhoneiro autônomo que ainda não tem experiência. Quando alguns detalhes passam despercebidos, o frete pode gerar prejuízos ao invés de lucro. Por isso, alguns pontos não devem passar em branco.

Neste post, vamos apresentar algumas dicas para você diversificar a sua cartela de cliente e conseguir fretes cada vez melhores. Acompanhe!

Afinal, como conseguir melhores fretes?

1. Procure transportadoras que trabalham com terceirizados

Esta pode ser uma boa saída para você conseguir mais trabalhos. As transportadoras têm uma demanda de frete grande e podem precisar de mais pessoas para dar conta.

 A questão aqui é que você deve sempre estar atento ao tipo de parceria que vai fechar com a empresa. Evite aceitar prazos de entrega fora do que consegue cumprir. Também negocie um valor que seja vantajoso para você - caso contrário, sairá no prejuízo.

2. Explores aplicativos e plataformas de frete

A tecnologia pode ajudar a você como conseguir bons fretes. Os aplicativos e plataformas de frete aproximam caminhoneiros e clientes cada vez mais. E é através desses meios que várias transportadoras e embarcadores divulgam suas oportunidades.

Além de encontrar várias ofertas num só lugar, você passa a ser visto e reconhecido por quem precisa de fretes. A grande vantagem é a economia de tempo, pois não será preciso bater de porta em porta nas empresas para oferecer seus serviços.

3. Tente conseguir fretes de retorno

Caminhão que volta vazio pode tirar o lucro da sua viagem. Por isso, sempre que possível, você deve retornar do destino de entrega com outra carga.

A dica é cuidar com os prazos acordados. Não adianta voltar com carga e acabar atrasando determinado frete antes combinado. Por isso, assuma entregas no período em que pode realmente cumprir.

4. Busque qualificação constante

Ter qualificação é vantajoso para qualquer profissional. E, no caso do transporte de cargas, não é diferente. Saber se comunicar e ter habilidades com algumas tecnologias pode fazer com que o caminhoneiro se destaque dos demais.

Além disso, também é importante que seu caminhão seja qualificado para levar certos tipos de carga. Por exemplo, as cargas frias exigem que o veículo seja bem equipado e atenda a algumas especificações.

A vantagem é que o transporte dessas mercadorias exige maior cuidado, o que pode valorizar o preço do frete. Isso, sem dúvidas, pode ser um bom negócio para você.

5. Especialize-se em alguns tipos de transporte de carga

Uma das maneiras de como conseguir bons fretes é apostar na especialização de alguns tipos de carga. Geralmente, os fretes que exigem mais cuidados também são aqueles com valores diferenciados.

Podemos citar os fretes de carga refrigerada, carga viva, carga líquida e inflamável.

Esse pode ser um diferencial competitivo para você conquistar as melhores viagens, e também ter um lucro diferenciado dos demais caminhoneiros autônomos.

Quer saber mais sobre transportes de cargas? Acompanhe o blog do Consórcio Librelato.

Por Consórcio Librelato
Somos uma empresa de consórcios que te ajuda a conquistar os implementos mais modernos com planos acessíveis e confiáveis.

Fique por dentro das nossas novidades