Dicas Librelato

Como aumentar a vida útil do baú do seu caminhão

20 Apr 24
2 min
01

Sabemos que aumentar a vida útil do implemento rodoviário é importante e, por isso, separamos algumas dicas importantes que precisam ser consideradas. Confira!

Você sabe como fazer a manutenção do baú do seu caminhão para aumentar a vida útil do implemento

É fato que conservar o baú do caminhão faz com que ele dure mais, então o desgaste irá depender sempre da forma como ele é operado e o tipo de carga predominante.

Mas, não se preocupe! Selecionamos neste blog post dicas necessárias para ajudar você a conservar o seu implemento rodoviário. Confira!

Como aumentar a vida útil do implemento?

Manutenção preventiva

É preciso manter uma rotina de mecânica do caminhão para antecipar possíveis problemas que podem diminuir a vida útil do implemento e ainda prejudicar a segurança. Nesse sentido, o tempo médio seguro e indicado para se fazer essa revisão gira em torno de seis meses.

Ou seja, faça a manutenção preventiva periodicamente e não esqueça que os itens mais importantes a serem checados são os grampos de fixação, a parte elétrica, a faixa refletiva e, principalmente, a vedação.

Dirija com prudência

Essa é uma questão muito importante e que deve ser levada a sério. Além de estar arriscando a segurança, dirigir em alta velocidade, principalmente em terrenos acidentados, causa impacto e trepidação, os quais afetam a estrutura do implemento e sua capacidade de contenção.

Cuidado com a carga

É estritamente necessário evitar o excesso de peso, pois isso pode implicar em riscos de tráfego, multa, retenção da carga, além de prejudicar a dirigibilidade e, claro, estar mais favorável a acidentes. Vale lembrar também que causa danos ao motor e desgasta peças com mais frequência, o que diminui a vida útil do implemento.

Embora possa parecer, à primeira instância, que levar mais carga em um único frete é vantajoso, a longo prazo isso se prova o contrário. Além dos problemas citados, o excesso de peso também implica em um maior consumo de combustível, uma vez que o motor trabalha mais. Ou seja, o custo logístico poderá ser maior.

Ainda, é preciso lembrar da necessidade de transportar cargas que sejam compatíveis com o implemento, para isso existem vários tipos de baús, sendo importante saber quais são mais adequados a cada caso.

Outro ponto importante é a distribuição e o condicionamento da carga. Atente-se para quanto peso cada eixo suporta e mantenha tudo bem amarrado/preso. Volumes soltos ou desbalanceados podem, inclusive, causar acidentes.

Faça a limpeza periodicamente

Não se pode esquecer da limpeza, certo? Manter uma rotina de higienização evita o desgaste por acúmulo de resíduos e protege cargas futuras de contaminação.

Além disso, é preciso estar atento ao modo como essa higienização é feita, uma vez que também deve ser cuidadosa. Por exemplo, limpar com produtos inapropriados pode causar corrosão. A dica é sempre optar por um pano úmido e sabão neutro.

E se você tem interesse em manter a vida útil do implemento precisa considerar os melhores investimentos para isso, certo? Já pensou nos benefícios de fazer um consórcio e ter a chance de ampliar ou renovar sua frota com um orçamento acessível? Faça uma simulação sem compromisso!

Por Consórcio Librelato
Somos uma empresa de consórcios que te ajuda a conquistar os implementos mais modernos com planos acessíveis e confiáveis.

Fique por dentro das nossas novidades