Dicas Librelato

Transporte rodoviário de cargas em 2021: tendências e previsões

29 Mar 24
2 min
01

Você sabe quais são as tendências do transporte de cargas em 2021? Confira as principais previsões para esse setor e saiba como se planejar no pós-pandemia!

O ano de 2020 foi cheio de desafios e as empresas precisaram se desdobrar para superar as adversidades. Por isso, saber quais são as tendências do transporte de cargas em 2021 é um passo importante para começar a planejar o seu negócio.

De acordo com a Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC & Logística), o volume de cargas movimentadas caiu para 43,9%. O monitoramento foi realizado em 4 semanas no início do isolamento social, em março. Portanto, realizar um bom planejamento é a melhor solução para imprevistos.

Neste post, vamos falar sobre as tendências do transporte de cargas em 2021 e as expectativas para o setor. Confira!

Expectativas econômicas

O setor de transporte de cargas tem tido um papel muito importante em áreas críticas como de medicamentos e alimentos. Além disso, houveram maiores investimentos para garantir também a segurança dos motoristas.

É importante destacar que o segmento de transporte de cargas por rodovias possui 4 milhões de empregados diretos e 3,5 milhões indiretos. E mesmo em período de crise, o total de demissões não passou de 15%, conforme afirmou a NTC & Logística.

Vale lembrar também que empresas de carga fracionada, que atendem e-commerce, tiveram bons resultados com o aumento da compra de produtos pela internet durante o isolamento social. Algumas chegaram a alcançar ocupação 120% a mais do que tinham planejado. A expectativa é que o setor volte a crescer pelo menos 2% a 3%.

Cliente omnichannel

O termo “omnichannel” diz respeito a uma forma de integrar lojas físicas, virtuais e os consumidores. Dessa forma, a tendência é que canais de venda não se separem, possibilitando que o cliente veja tudo como uma coisa só. Então, sua experiência precisa ser igual em todos os meios: mesmos preços, promoções e serviços.

Automatização e digitalização de processos

É fato que a tecnologia ficou ainda mais forte em 2020. Com isso, a conectividade, a Inteligência Artificial e a integração Machine Learning ganham mais espaço no mercado.

Como parte das tendências do transporte de cargas para 2021, estão essas inovações tecnológicas que vão influenciar a tomada de decisões.

Por exemplo, a expectativa é que os motoristas possam ter a rotina facilitada, acesso a informações em tempo real e processos logísticos otimizados por meio da tecnologia.

Motoristas mais qualificados

A qualificação contínua dos motoristas será um diferencial nas tendências do transporte de cargas. Afinal, esses profissionais precisam estar a par da linha de frente do setor logístico. Essa tarefa exige maior garantia de excelência e desempenho. Para isso, é preciso prepará-los tanto em questões técnicas como em relação ao emocional. 

Investimento na ampliação de frotas

É importante saber também sobre as projeções para a taxa básica de juros, a Selic, que estão na casa dos 3% em 2021. Dessa forma, é provável que haja uma redução dos custos do crédito e maior incentivo na produção e no consumo.

Somando isso a uma expectativa de retomada do crescimento, é natural que uma alta demanda exija a renovação e ampliação de frotas. No agro, por exemplo, já se prevê mais um recorde de produção.

Agora que você já sabe as principais tendências do transporte de cargas, que tal adquirir um consórcio

Por não ter juros nem entrada, a modalidade é uma ótima solução para planejar a renovação da frota da empresa. Faça uma simulação! Não perca tempo!

Por Consórcio Librelato
Somos uma empresa de consórcios que te ajuda a conquistar os implementos mais modernos com planos acessíveis e confiáveis.

Fique por dentro das nossas novidades