Mundo Transporte Rodovíario

Quais são os principais custos de um caminhão parado?

29 Mar 24
3 min
01

Conheça os custos de um caminhão ocioso e quais medidas tomar para que ele não fique parado e traga prejuízos para sua empresa. Saiba mais!

 

Os custos para manter uma frota fazem parte do orçamento de qualquer empresa. E quando um caminhão fica parado, eles aumentam ainda mais. Um veículo ocioso significa menos lucros e mais gastos.

Se apenas um caminhão parado significa prejuízo, imagine uma frota inteira. Neste blog post listamos os principais fatores que contribuem para o aumento de custos e trazemos 4 dicas para evitar deixar o veículo parado. Boa leitura!

O que contribui para o aumento dos custos de um caminhão parado?

Ficar longas horas na fila para fazer o descarregamento da carga pode gerar uma série de problemas e incidir diretamente nos custos da empresa. Nem sempre é possível controlar essa situação, mas é preciso estar atento!

Enquanto o caminhão está parado, seja por estar numa fila ou quebrado, ele fica impedido de realizar novas viagens e, portanto, não gera lucro para a empresaAlém disso, existem alguns custos envolvidos de um caminhão parado. Confira os principais:

Depreciação do veículo

Todo caminhão, a partir do momento que é retirado da concessionária, começa a sofrer desvalorização de seu valor – passando de novo para usado. O tempo de uso e os desgastes das peças contribuem para isso. 

Porém, quando o caminhão está parado, os custos para fazê-lo retornar à estrada podem ser alto demais, desvalorizando ainda mais seu preço de venda.

Seguro e impostos

Muitos donos de caminhão não incluem o custo do IPVA, do seguro e licenciamento nesta conta. Porém, eles devem ser levados em consideração. 

A dica é somar todos os valores e dividir por 12. Assim saberá quanto gasta por mês, mesmo deixando o caminhão parado.

Custos de diária e alimentação do motorista

Nos custos de um caminhão parado também devem constar a diária e alimentação do motorista. Imagine, por exemplo, se ele precisar ficar oito horas a mais do que o necessário para descarregar. Certamente isso resultará em hora extra e o consumo de mais refeições.

Pode não parecer algo tão grande para uma única situação, mas se acontecer diversas vezes, você terá um peso significativo em seu orçamento.

Oportunidades de negócio que não estão sendo aproveitadas

Pode parecer óbvio, mas caminhão parado significa que sua empresa está perdendo oportunidades de ganhar dinheiro. O atraso gerado pode fazer com que a próxima entrega não seja cumprida ou o caminho usado precise ser alterado, além de criar possíveis desgastes de relacionamento com os clientes.

4 dicas para evitar ter um caminhão parado na frota 

Se veículo parado significa prejuízo, então vamos dar algumas dicas para você evitar esse problema ao máximo.

1 - Faça a manutenção preventiva

Manutenção não é custo, é investimento. Antecipe-se e faça manutenções na sua frota, evitando gastos maiores com peças, equipamentos, acidentes e, por consequência, veículos parados sem utilidade.

2 - Tenha um planejamento de rotas

Trace rotas que favoreçam suas entregas, evitando lugares com muito congestionamento ou horários de descarga disputados. 

 Além disso, calcule o prazo médio de carga e descarga do produto, para que não perder muito tempo entre um serviço e outro. Converse ainda com o setor comercial da empresa para saber onde há mais demanda pelo serviço.

3 - Faça o frete de retorno

O frete de retorno é uma excelente estratégia para aumentar a rentabilidade do caminhão. Ele ocorre quando uma empresa consegue organizar suas rotas de forma que um caminhão retorne de um determinado ponto de entrega cheio, atendendo um novo pedido. Desta maneira, evita-se que o veículo circule vazio na volta do itinerário.

4 - Utilize a tecnologia a seu favor

Por fim, faça uso da tecnologia para ajudar no rastreamento dos veículos. Rastreadores GPS, por exemplo, podem localizar o veículo 24 horas por dia. 

Outra opção é o rastreamento por radiofrequência, que emite sinais de rádio e mostram o caminhão mesmo em locais fechados (subsolos e túneis).  

Independente da modalidade escolhida, é possível gerar relatórios para você identificar o tempo de deslocamento, evitando com que a frota fique parada.

---

Manter sua frota sempre nova e moderna é uma ótima forma de evitar custos com um caminhão parado. O consórcio é um excelente aliado do planejamento para fazer isso. Clique aqui e saiba mais.

 

 

Por Consórcio Librelato
Somos uma empresa de consórcios que te ajuda a conquistar os implementos mais modernos com planos acessíveis e confiáveis.

Fique por dentro das nossas novidades