Mundo Transporte Rodovíario

Principais desafios na gestão de transporte

25 Apr 24
2 min
01

São muitos os desafios encontrados na gestão de transporte, mas é possível superá-los com planejamento e organização. Entenda como, em nosso blogpost.


O transporte é fundamental dentro da logística. É por meio dele que um produto sai de uma empresa e chega até seu destino final: o cliente. Por isso, fazer uma boa gestão de transporte é fundamental para estar à frente da concorrência.

No Brasil, o transporte rodoviário é o mais utilizado para o envio de cargas – 60% das mercadorias circulam desta maneira no país.

É aí que gestores da área têm em mãos grandes desafios, já que é preciso driblar alguns obstáculos para levar um item de um ponto a outro.

Neste blogpost, listamos os que merecem destaque e apontamos respostas para a gestão logística do transporte de cargas. Confira!

Gestão de transporte: principais desafios e soluções

Administração dos custos

Administrar corretamente despesas, tais como combustível, manutenção e impostos, é um grande desafio na gestão de transporte. Quando é feita manualmente, pode apresentar erros e prejudicar o caixa da empresa.

Neste caso, o uso de um sistema pode ajudar no controle dos gastos em tempo real ou até mesmo reduzi-los.

Terceirização dos serviços

A terceirização vem como uma alternativa para quem busca aumentar sua produtividade e economizar recursos. No entanto, o desafio para o gestor está na escolha de parceiros que sejam qualificados e comprometidos com a entrega de suas mercadorias.

Antes de contratar, avalie pontos como a reputação da empresa, os preços praticados por ela e seu nível de produtividade.

Gerenciamento dos fretes

Fazer com que a mercadoria chegue de maneira rápida e segura até o cliente é um desafio e tanto para a gestão de transporte. É preciso estar atento a todos os detalhes do frete, como a emissão correta de documentos, a contratação de seguro dos produtos, o custo do combustível etc.

Segurança nas estradas

Assaltos e roubos de cargas exigem muita atenção por parte do gestor. Em qualquer uma das situações, os prejuízos podem ser grandes. Por isso, é preciso definir rotas variadas para as entregas e capacitar motoristas para todas as situações. A contratação de seguro também é indicada para quem quer evitar prejuízos maiores.

Investimento em tecnologia

Com o avanço da tecnologia nas últimas décadas, a gestão de transporte passou a contar com diversas soluções. Os softwares e aplicativos contribuem para a produtividade e economia de recursos em todas as operações. Além disso, eles ajudam a desburocratizar várias tarefas do dia a dia.

O desafio neste caso é encontrar ferramentas eficientes e que se adaptem às necessidades do seu negócio.

Planejamento e pontualidade nas entregas

Este é um ponto fundamental para quem quer se destacar no mercado. E quem entrega com rapidez e eficiência ganha ainda mais visibilidade. Por isso, o desafio é evitar que atrasos comprometam o nível de satisfação do seu cliente. Neste caso, faça um controle logístico minucioso para que a mercadoria chegue dentro do prazo estipulado.

----

Diante de todas as situações apresentadas, a gestão logística do transporte de cargas tem um grande desafio a encarar. No entanto, a melhora desses pontos também pode significar oportunidades de crescimento para a empresa.

Continue acessando nosso blog e acompanhe mais dicas sobre o setor!



Por Consórcio Librelato
Somos uma empresa de consórcios que te ajuda a conquistar os implementos mais modernos com planos acessíveis e confiáveis.

Fique por dentro das nossas novidades