Dicas Librelato

Manutenção preventiva do baú frigorifico: qual é a importância e como fazer?

23 Apr 24
2 min
01

Você sabe como fazer a manutenção preventiva do baú frigorifico? Elaboramos este texto para você ficar por dentro de alguns cuidados que precisam ser tomados. Confira!

Para uma maior produtividade do negócio é sempre importante manter, de forma periódica, a manutenção preventiva do baú frigorifico. Isso porque quando se trata do transporte de cargas frigoríficas, o cuidado com a conservação dos veículos deve ser ainda maior.

Afinal, o mal funcionamento destes equipamentos implica não só em gastos com consertos, mas também compromete a qualidade das entregas da empresa. Por isso, ignorar a manutenção periódica pode causar prejuízos e gerar desconfiança nos clientes.

Para ajudar você a programar a manutenção preventiva dos baús frigoríficos da sua frota, preparamos este post. Confira!

Como fazer a manutenção preventiva do baú frigorifico?

É importante lembrar que o ideal é realizar a manutenção do baú frigorifico em estabelecimentos confiáveis. Para isso, planeje as paradas do equipamento para que a produtividade do negócio não seja prejudicada.

Alguns procedimentos importantes serão feitos, como a verificação da capacidade de vedação. Além disso, será dada atenção maior ao aparelho de refrigeração, visto que é o responsável por manter a temperatura para conservação de alimentos.

Os profissionais desses estabelecimento são capacitados e treinados para identificar possíveis defeitos no baú em geral, então, em caso de falhas, as irregularidades serão reparadas.

4 cuidados para se ter com o baú frigorífico

Apesar de a manutenção do baú frigorifico necessitar de profissionais qualificados, há alguns cuidados que devem ser tomados por você para facilitar o transporte de cargas refrigeradas. Entenda:

Controle a temperatura

Verifique a temperatura por volta de três vezes por dia para garantir que não haja dano no que está sendo conservado. Tenha cuidado também com os próprios alimentos, pois, quando muito quentes, podem provocar desequilíbrio da temperatura do frigorífico e gerar danos mecânicos.

Planeje o layout de armazenamento

É preciso que haja todo um planejamento de como o armazenamento de produtos será feito. Por isso, distribua-os bem, para permitir acesso facilitado e para que não obstrua a saída dos evaporadores. Uma dica é utilizar prateleiras e estantes, que auxiliam também nesse processo de cuidados com o baú frigorifico.

Fique atento à porta

Ao iniciar a tarefa de armazenamento de produtos, é muito importante não deixar a porta aberta mais do que o necessário. Isso pode acarretar em um desequilíbrio térmico, já que entra ar e umidade de fora.

Dessa forma, a conservação de alimentos é prejudicada, mais gelo acaba se formando por conta da umidade e isso faz com que a limpeza e o degelo sejam necessários com maior frequência.

Higienize o baú com frequência

Ao falar sobre a manutenção do baú frigorífico, também é importante lembrar do processo de higienização, que deve ser feito periodicamente. 

Para isso, retire todos os produtos do baú e armazene-os em um local adequado. Então, faça o degelo e só depois higienize com pano úmido e sabão neutro.

Vale lembrar de não utilizar produtos com cloro e jatos de água, pois podem causar danos. Além disso, espere o local de armazenamento estar totalmente seco para ligá-lo de novo.

Por fim, já que você tem interesse em manter uma manutenção preventiva do baú frigorífico, que tal também considerar a ampliação da sua frota? Faça já uma simulação de consórcio!

Por Consórcio Librelato
Somos uma empresa de consórcios que te ajuda a conquistar os implementos mais modernos com planos acessíveis e confiáveis.

Fique por dentro das nossas novidades