Educação Financeira

6 dicas para melhorar a gestão financeira da sua empresa em 2021

25 Apr 24
3 min
01

Fazer a gestão financeira da empresa é algo complicado para você? Então, confira este post com algumas dicas que podem ajudar na otimização do processo!

 

Toda empresa tem um propósito. Mas, seja ele qual for - como em qualquer negócio - ela precisa lucrar e crescer. Por isso, a gestão financeira é algo que merece toda a atenção e cuidado.

Gerenciar as contas de uma empresa é mais do que somente calcular custos e receitas. E, quanto maior ela for, mais complexa é essa tarefa.

Pensando nisso, iremos oferecer neste post dicas de como melhorar a gestão financeira da sua empresa em 2021. Confira!

1.  Inclua a gestão financeira no planejamento estratégico

Não à toa, a primeira dica de gestão financeira começa pelo planejamento estratégico. Muito além de métricas e indicadores, ele ajuda a definir as metas financeiras da sua empresa.

Para isso, determine primeiramente os objetivos do seu negócio. Depois, faça um estudo de mercado. Também é importante realizar uma autoanálise, e em seguida construir um plano de ação.

Depois de estabelecidas as prioridades, acompanhe os resultados constantemente para tomar decisões da forma mais assertiva possível. 

2.  Invista em tecnologia

As ferramentas digitais de finanças são uma ótima maneira de organizar a rotina e automatizar as tarefas, tornando a gestão financeira mais produtiva. 

A chegada da pandemia, por exemplo, apenas aumentou a necessidade de transformação digital por parte das empresas.

A boa notícia é que o mercado oferece diversas soluções online, algumas até mesmo gratuitas. Ou seja, já não faz mais sentido nos dias de hoje contar com o controle das contas de sua empresa de forma manual. 

3.  Tenha uma reserva de emergência

Outro ponto que a crise mostrou é que ter uma reserva de emergência é fundamental para enfrentar qualquer imprevisto, independente do tamanho da empresa. 

Com uma boa gestão financeira você se prepara para o pior cenário, evitando ficar no vermelho no primeiro problema que surgir.

Além disso, ao guardar uma quantidade previamente definida todos os meses, você terá mais chances de enfrentar com sucesso diferentes tipos de contratempos. Sejam eles por conta da frota, como um caminhão que quebra, ou na questão da falta de pagamento por parte dos clientes, por exemplo.

4.  Defina verbas para os diferentes setores

A setorização dos orçamentos facilita o controle e evita confusões com o uso das verbas. Áreas como Vendas, Compras e Marketing, precisam ter orçamentos próprios.

Além disso, procure se certificar de manter um controle rigoroso para que as verbas não sejam redirecionadas de um setor para outro. 

5.  Gestão de ativos

Outra dica de como melhorar a gestão financeira é fazer o controle dos bens. Em especial no setor de transporte, o gerenciamento da frota é um ativo estratégico para o negócio.

Esse controle deve incluir a gestão de ativos tangíveis (imóveis, frota, dinheiro em caixa, despesas etc.) e os ativos intangíveis (valor da sua empresa, por exemplo). 

Dessa forma, ao gerenciar corretamente o patrimônio da empresa, é possível evitar desperdícios, diminuindo perdas e gastos, além de otimizar os processos de compras. 

6.  Invista em um consórcio

A renovação da frota é uma maneira de otimizar custos e expandir o negócio. Nesse sentido, o consórcio é uma ótima solução, pois não tem juros, nem entrada e não compromete o crédito da empresa. 

Além disso, veículos novos apresentam menos gastos com manutenção, contribuindo para a gestão financeira do seu negócio.

Aproveite e faça uma simulação do Consórcio Librelato para adquirir seu próximo implemento rodoviário!

Por Consórcio Librelato
Somos uma empresa de consórcios que te ajuda a conquistar os implementos mais modernos com planos acessíveis e confiáveis.

Fique por dentro das nossas novidades