Dicas Librelato

Sono e Direção: boas práticas para evitar a sonolência ao volante

04 Mar 21
2 min
01

Você já pensou nos riscos de juntar sono e direção? Confira neste texto dicas e atitudes importantes para evitar esse comportamento perigoso ao volante!

Dirigir com sono é semelhante a pegar a estrada depois de beber, afinal, os riscos de acidentes de trânsito, por exemplo, são enormes. E a combinação de sono e direção foi o motivo de 40% dos motoristas já terem feito movimentos de zigue-zague na estrada.

Este dado é de uma pesquisa da Academia Brasileira de Neurologia (ABN), que também relatou que o horário em que as pessoas mais sentem sono é de madrugada e após o almoço. Nesse sentido, são muitas as consequências para este tipo de comportamento, como o CTB que prevê multas para esta infração.

Para ajudar você, selecionamos informações pertinentes de como prevenir esta situação. Continue a leitura!

Durma antes de viajar

Dormir antes de viajar parece uma dica óbvia, mas a questão é ter uma boa noite de sono antes de pegar a estrada. Isso evita o cansaço e ajuda você a se manter em alerta para quaisquer eventuais situações. 

Segundo a Abramet, dormir por menos de sete horas no dia anterior a uma viagem dobra o risco de acidentes.

Faça paradas para descansar

Evite combinar sono e direção, faça paradas! Viagens longas, por exemplo, exigem mais paradas para descansar, pois até mesmo a monotonia da estrada pode acarretar em sonolência.

Assim, caso o trânsito esteja tranquilo, o recomendável é fazer uma parada a cada quatro horas ou 150 quilômetros. Se houver muitos congestionamentos, programe um tempo de pausa menor, a cada duas horas, por exemplo. As interrupções durante o trajeto exigem maior energia, por isso cansam mais.

Cuide da alimentação

Muito importante também para evitar combinar sono e direção é cuidar da alimentação. Isso porque alimentos pesados têm a digestão mais lenta, o que causa o estado de sonolência.

Portanto, a dica para evitar isso é justamente não viajar logo após uma refeição, como almoços e jantares, por exemplo. E além disso, claro, se alimentar de forma mais leve, evitando o excesso de comida.

Faça a higiene do sono

A higiene do sono é o ato de melhorar a qualidade do mesmo. Algumas dica ssão:

  • Evitar usar substâncias estimulantes em horários próximos de quando você for dormir;
  • Praticar exercícios físicos com regularidade, mas só até três horas antes de ir para cama;
  • Evitar barulho, luz com excesso e temperaturas elevadas nesse momento;
  • Procurar deixar o ambiente o mais confortável possível;
  • Não comer em excesso antes de se deitar.

Se estiver com dificuldades para dormir, consulte um médico

Quando você entende que a qualidade do sono é importante, procurar ajuda se torna uma obrigação. Isso porque a questão não é dormir muito e sim ter uma noite de sono adequada. 

Dessa forma, se você estiver com dificuldades para dormir, não hesite em procurar um médico, pois na consulta será possível entender o que prejudica suas horas de sono.

Não lute contra o sono

Não tem como fugir da condição de cansaço do corpo. Quando você estiver com sono, lutar contra isso só piora a situação, uma vez que pode te deixar cada vez mais cansado. Além disso, ao ter este comportamento, você acaba colocando sua vida e a de outras pessoas em risco no trânsito.

E aí, entendeu a importância de não combinar sono e direção? Confira mais dicas aqui no blog da Librelato de como melhorar sua vida ao volante!

Por Consórcio Librelato
Somos uma empresa de consórcios que te ajuda a conquistar os implementos mais modernos com planos acessíveis e confiáveis.

Fique por dentro das nossas novidades