Muitos motoristas têm dúvidas sobre a diferença entre um reboque e um semirreboque. Conheça as características de cada um e veja qual o melhor para cada situação.
Quem viaja por rodovias passa constantemente por vários caminhões. Nesse sentido, uma dúvida que vários motoristas têm é sobre a diferença entre reboque ou semirreboque. Para quem está iniciando na profissão, é difícil especificar o que um difere do outro.
Para ajudar a esclarecer isso, listamos as características de cada um deles. Confira:
É um reboque ou semirreboque?
Podemos adiantar que são sutis as diferenças entre os dois. Apesar disso, cada um possui suas características e precisa seguir determinadas regras de trânsito.
Reboque
O reboque é um veículo de carga independente, que não possui meio próprio de tração e tem dois ou mais eixos. Sua movimentação é articulada por meio de um veículo automotor, que pode ser um caminhão simples ou do tipo trator.
O reboque consegue se manter sozinho. Isso significa que, embora não tenha um motor autônomo, ele é capaz de se equilibrar por ter dois eixos ou mais.
Semirreboque
Ele também é uma unidade de carga independente, sem meio próprio de tração. O que o difere é que somente um caminhão trator pode realizar sua locomoção, já que é maior.
Em geral, o semirreboque tem de um a três eixos, o que não permite ter equilíbrio sozinho. Outro ponto é que ele se acopla ao caminhão trator por meio de um engate comum, que por sua vez conecta o pino ao prato de encaixe.
Resumindo a diferença do reboque ou semirreboque: o primeiro transita engatado em um veículo, enquanto o outro apoia parte de seu peso ao veículo trator, precisando de um suporte mais robusto. Há também o bitrem, que é composto por semirreboques e tem, no total, sete eixos; ainda o rodotrem, que combina dois semirreboques e tem, no total, nove eixos. Isso permite a ele o transporte de um peso bruto de até 74 toneladas.
Quem usa tanto o reboque quanto o semirreboque, deve estar atento às leis de trânsito exigidas para cada modelo. A maior parte delas está descrita na Resolução n° 197/06 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN).
Quais são as vantagens de cada um?
O reboque simplifica a vida de quem deve transportar objetos, como bicicletas, ou trabalhar com comércio de alimentos de rua. E ainda, para prestar ajuda a quem atolou o carro na lama ou na retirada de um obstáculo do caminho.
Já com o semirreboque, o motorista pode contar com a facilidade e rapidez para acoplar ao caminhão. E também transportar cargas mais longas por causa do espaço entre eixos.
Algumas diferenças entre alguns modelos de semirreboque:
-
Fechado: similar a um container, oferece proteção às ações ambientais;
-
Tanque: transporta líquidos;
-
Basculante: transporta cargas como grãos e outros produtos que são despejados.
Você viu quantas facilidades apresentam o reboque ou semirreboque ao nosso dia a dia? Que tal começar a planejar a compra do seu novo implemento via consórcio? É só acessar o simulador do Consórcio Librelato e escolher o melhor plano para seu orçamento!