O tempo de espera para ser contemplado em um consórcio é uma dúvida comum. Se esta é a sua também, confira este blog post!
O consórcio é uma excelente opção para quem deseja comprar um veículo pesado, e que não dispõe de todos os recursos financeiros para isso.
Um dos momentos mais aguardados por quem participa desta modalidade é o recebimento da carta de crédito contemplada. Mas você sabe quanto tempo demora para isso e como acelerar o processo? Confira neste blog post todas as respostas para tirar de vez suas dúvidas. Boa leitura!
Como funciona um consórcio?
De modo bem direto e objetivo, o consórcio é um sistema de aquisição de bens em que pessoas com o mesmo interesse criam um tipo de poupança conjunta. Todos os meses elas contribuem para financiar a compra do bem escolhido (casa ou carro, por exemplo).
A formação desse grupo é organizada por uma empresa, que é a administradora do consórcio. Ela tem como objetivo garantir que todos os participantes recebam o bem contratado, além de gerir todo o processo de contemplação, cobrança e entrega da carta de crédito contemplada.
Como funciona a contemplação em um consórcio?
A contemplação em consórcio ocorre basicamente de duas maneiras: por sorteio ou por lance. Para esse momento, acontece mensalmente uma assembleia mensal, em que todos os participantes que estão em dia com o pagamento podem participar.
O sorteio é o meio mais comum de contemplação, no qual todos os participantes concorrem igualmente. A opção do lance, por sua vez, funciona igual a um leilão, e o vencedor é aquele que apresenta o maior valor.
Quanto tempo demora para ser contemplado?
Esta é a pergunta que todo interessado em consórcio faz antes de contratar um plano. No entanto, a resposta depende de várias condicionantes.
Por exemplo, se você só participa dos sorteios, precisará contar com a sorte para que seu número seja o contemplado do mês. Levando em consideração que os grupos de consórcio de veículos podem levar até 120 meses, isso quer dizer que você pode receber a carta de crédito contemplada tanto no primeiro mês quanto no último.
Como acelerar o processo de contemplação?
Para quem tem pressa ou deseja ter o consórcio contemplado o quanto antes, uma boa saída é por meio da oferta de lances.
Ao fazer o lance, o consorciado apenas adianta o pagamento das suas prestações. É um modo mais rápido de obter o bem, caso haja disponibilidade financeira de arcar com um valor mais elevado.
As duas modalidades de lance mais utilizadas são o lance livre e o lance fixo.
No lance livre, a pessoa faz a oferta que quiser. Para ser o vencedor, é necessário que ela apresente o maior valor do grupo.
Já no lance fixo, é a administradora do consórcio que diz qual o percentual que o participante precisa pagar. Por exemplo, se ele é fixado em 15%, a pessoa deve pagar 15% do valor total de crédito. No caso de empate, é feito um sorteio para definir o vencedor.
--
Tem mais dúvidas sobre consórcio? Confira a página de FAQ que Consórcio Librelato disponibiliza para você conhecer tudo sobre o assunto. Ah, e aproveite para fazer uma simulação em nosso site!