Dicas Librelato

8 dicas para economizar combustível com o caminhão

25 Apr 24
3 min
01

Quem trabalha com transporte rodoviário, sabe bem a importância de economizar combustível. Confira algumas dicas para diminuir os gastos da sua empresa!

 

Quem trabalha como caminhoneiro autônomo, sabe bem da importância de economizar combustível. Aliás, as despesas com diesel significam uma parte importante do orçamento de quem trabalha com transporte rodoviário.

Porém, a boa notícia é que, com alguns procedimentos, é possível economizar combustível com o caminhão. Confira 8 dicas que você pode aplicar desde já:

O que fazer para economizar combustível?

1. Pesquise preços e postos

Com certeza, você deve passar em frente a alguns postos de combustíveis durante o dia de trabalho, não é mesmo? Aproveite para comparar os valores e descubra qual lugar oferece o preço mais baixo por litro. Você pode se surpreender ao listar de três a quatro estabelecimentos diferentes.

Aqui, vale ainda um alerta: nem sempre o mais barato é o melhor. Postos com combustível adulterado tentam se mostrar vantajosos dessa forma. Porém, o produto vendido pode resultar em danos para o seu caminhão e, consequentemente, seu bolso. Fique de olho na bandeira da empresa!

2. Participe de programas de fidelidade

As principais distribuidoras oferecem diversos benefícios pela fidelidade dos clientes. Conforme a pontuação atingida, é possível trocar o crédito por prêmios que vão desde prestação de serviços até vale-combustível. Em quase todas, a adesão é gratuita. Essa é uma forma acessível de economizar combustível.

3. Planeje as rotas com antecedência

O planejamento de rotas é fundamental para quem quer economizar combustível com o caminhão. Neste caso, não é apenas a distância que deve ser levada em conta. Estude os trajetos mais estáveis, com menos buracos e sem congestionamentos.

4. Mantenha as revisões e manutenções em dia

As revisões evitam quebras e garantem uma melhor performance do caminhão. O motor devidamente resfriado tem uma melhor combustão e, por consequência, ajuda a economizar combustível. Para isso, fique atento à substituição de filtros, troca de fluídos e manutenção do sistema de resfriamento.

5. Diminua a resistência do ar

Você sabia que, depois que o caminhão ultrapassa os 87 Km/h, por causa do deslocamento do ar contrário, o gasto com combustível cresce ao dobro da velocidade? Entre 87 e 97 Km/h, o motor pode se esforçar 10 vezes mais.

Uma boa dica para reduzir a resistência do vento que se forma entre a cabine e a carreta é: utilize adequadamente os defletores de ar. Eles diminuem o atrito, fazendo com que o caminhão rode com mais facilidade.

6. Tente manter um ritmo de velocidade

Quando um motorista precisa acelerar ou frear demais, acaba forçando o motor do caminhão e consumindo muito mais combustível. Por isso, procure manter uma velocidade constante para que a rotação não sofra grandes oscilações.

7. Não sobrecarregue o caminhão

O excesso de carga é inimigo de quem deseja economizar combustível. Além do peso interferir no equilíbrio do veículo, ele irá fazer com que o motor trabalhe além da conta até sair do lugar. Resumindo, vai consumir mais diesel, devido ao esforço.

Sem falar que quilos extras resultam em multa, já que é uma prática ilegal.

8. Controle o uso do ar-condicionado

A gente sabe que tem momentos em que ele é necessário; mas, quando for possível, desligue o ar-condicionado. Isso porque, para funcionar, consome muita energia elétrica, elevando o giro do motor e também o bombeamento de combustível, a fim de compensar a tal perda.

-

Gostou do assunto? Visite o blog do Consórcio Librelato e confira conteúdos similares!

 

Por Consórcio Librelato
Somos uma empresa de consórcios que te ajuda a conquistar os implementos mais modernos com planos acessíveis e confiáveis.

Fique por dentro das nossas novidades